quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Barragem da Penha - Moradores de bairro alagado há 65 dias culpam governo de SP

Descaso com a população mais pobre da região Leste de São Paulo, Serra você ainda vai se candidatar a presidente depois dessa só quem e besta vota nesse merda de político.


Moradores da Rua Capachós improvisam
passagens de madeira para outras ruas
também alagadas


São Paulo - O cheiro forte da água que há 65 dias toma conta da rua Capachós e arredores, no Jardim Romano, é de atordoar os sentidos. O odor, a que os moradores são submetidos dia e noite, parece uma combinação de peixe podre, com alguma substância ácida e salgada.
A água que impede os moradores do Jardim Romano e Jardim Pantanal – ambos no distrito Jardim Helena, zona leste da cidade – de circularem pelas ruas é esverdeada e turva. Misturada a esgoto e lixo. O asfalto que existia no fundo não pode ser visto. Uma espuma grossa e verde cobre a água em alguns locais. O resultado não poderia ser pior: insetos e bactérias proliferam no local.

Para os moradores, o caso não é obra da natureza, porque "não chove há vários dias e a água continua parada, empossada", segundo uma moradora. "Chamamos a prefeitura várias vezes para ver a situação das ruas, mas nada foi feito. Agora temos isso (aponta para a rua alagada) na porta de nossas casas", dispara uma moradora que preferiu não ser identificada.
O problema teria começado há dois anos, quando a prefeitura rebaixou ruas e calçadas durante a construção do Centro de Educação Unificado (CEU) no bairro. "Nós dissemos: 'isso aí vai ficar baixo', mas ele disse, 'o engenheiro aqui sou eu'", contou Nadir de Souza Cruz, também moradora.
O aposentado Jair Ribeiro, residente no bairro, só tem acesso a sua casa por uma calçada estreita. Onde o pavimento termina, submerso, há uma passagem de madeira improvisada junto aos muros.

Morador constrói mureta para barrar
inundação no Jardim Romano


Lama e esgoto

No Jardim Pantanal, também atingido por inundações desde dezembro, parte das ruas permanece alagada e muitas casas cheias de água, lama e esgoto. Os moradores caminham em meio a poças de lama. Crianças andavam e brincavam em água parada, enquanto a reportagem da Rede Brasil Atual entrevistava moradores, na quinta-feira (14).
D., filho de Vasti Maria Cândido, brinca com um sapo encontrado na lama e assusta todo mundo na casa de Marta Pereira, que abrigou a família do adolescente, composta de seis pessoas.
Marta mora em uma casa de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, com quatro filhos e está grávida de mais um. O menor, de dois anos, havia acabado de chegar do hospital. Segundo Marta, o filho foi picado por algum inseto que causou alergia. Ela também abriga, na casa, uma outra família formada por mãe e filha. Ao todo, 13 pessoas estão morando na residência desde o início das enchentes. No quintal estão os cães de Vasti e o gato de Marta.
Na casa de Vasti, ainda cheia de água e esgoto, galinhas tentam sobreviver no fundo do quintal. "Quando chove, a água vem do córrego, emenda daqui (até) a rua", descreve, "Olha ali o esgoto aberto, aí emenda tudo aqui e enche a casa", aponta. A água subiu e não houve alternativa a não ser sair.
"Perdemos tudo, cama, colchão... A prefeitura deu (outro) colchão, mas parece tapete de tão fino", descreve Vasti. "As fezes desfilam na rua e dentro de casa. Essa água fica com verme, minhoca, bicho", desabafa. Oito cachorrinhos aguardam doação, porque a dona teme que os animais morram afogados.


Casas e ruas do Jardim Pantanal e Romano estão

tomadas por uma água esverdeada e de cheiro forte

Dona Lígia também mora atualmente "de favor". Da casa, atingida pela inundação, só sobrou a geladeira. "Perdi estante, cama, mesa, tudo, tudo", lamenta. O quarto da família ainda está submerso. "Tô esperando a bomba pra tirar essa água, mas tem fila".
Diversas casas da região ainda estão com o quintal alagado. Moradores improvisam passagens de madeira para entrar e sair, como dona Rose, que está com a perna quebrada. Ela abriga Shirley de Barros e o filho de quatro anos. É a quarta família que os socorre desde o início das cheias. "É horrível ficar pulando de casa em casa", diz.

veja o video http://www.youtube.com/watch?v=nkKULJ_xAsg

veja o video http://www.youtube.com/watch?v=vqXmIG2JlyU&feature=related

veja o video http://www.youtube.com/watch?v=TWvc_4lbUVY

veja o video http://www.youtube.com/watch?v=TWvc_4lbUVY

veja o video, moradores em conversa com o Prefeito kassab http://www.youtube.com/watch?v=mfU3c2EG26c

http://www.youtube.com/watch?v=sbGM6bDHlew Moradores do Jardim Romano têm dificuldade para receber auxílio-aluguel

http://www.youtube.com/watch?v=Yj1McBH89X8 Prefeito de São Paulo não recebe moradores de bairro alagado - 08/02/2010.

http://www.youtube.com/watch?v=Rc7RjPYPHlI - Enchente Jardim Romano

Gilberto Kassab tem conversa tensa com moradores do Jardim Romano http://www.youtube.com/watch?v=krPyzPAGkP4&feature=related

________________________________________________
http://www.youtube.com/watch?v=_0_HS840gxg


Crianças e adultos convivem com lama, esgoto, água parada e doenças
Por: Suzana Vier da Rede Brasil Atual
Publicado em 15/01/2010, 18:30
Última atualização em 21/01/2010, 12:44

domingo, 7 de fevereiro de 2010

60 Dias de Descaso com a População mais Carente de SP



ATO DE DESCASO NA CIDADE DE SÃO PAULO, 60 DIAS DA CIDADE DEBAIXO D'AGUA PESSOAS PERDENDO SEUS BENS SUAS VIDAS E O DESGOVERNO SERRA KASSAB NÃO FAZ NADA O PT E OS MOVIMENTOS SOCIAIS SAEM A RUA PARA DIZER BASTA.
DATA - 08 / FEVEREIRO/ 2010 Segunda - feira Ás 14:00 horas.
LOCAL - ENFRENTE A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - VIADUTO DO CHÁ NO CENTRO DA CIDADE.
+ Por uma Política Habitacional (uma casa por outra casa);
+ Desassoreamento (Limpeza) imediato do Rio Tietê, entre a barragem da Penha até Itaquaquecetuba;
+ Abertura total e ininterruptamente da Barragem da Penha até o fim do REPRESAMENTO;
+ Indenização dos materiais perdidos pelo REPRESAMENTO das águas do Tietê;
+ Abertura imediata de uma mesa de diálogo
Estado / prefeitura / Câmara Municipal / Defensoria Pública / Movimentos Populares.
O Governador em exercício Sr. Serra e o Prefeito Gilberto Kassab estão implantando um novo projeto para as enchentes em SP o programa Balsa-família ou Bóia para todos.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

26 FEVEREIRO 2010

SANTA ISABEL

Tema : Saneamento Básico
Cuidados com a Saúde

Palestrante: Representante da SMA


11 MARÇO 2010

ALESP - São Paulo
Tema: Parque Tizo – Importância das UCs
Palestrante – Rodrigo da Reserva da Biosfera



ITAQUAQUECETUBA
Data: 30/04/10
Tema: Área de Proteção Ambiental
Palestrante: Representante do Conselho Gestor da APA do Tietê

MAIO 2010

ALESP - São Paulo
Data : 20/05/10
Tema : Racismo Ambiental
Palestrante : A Confirmar


BIRITIBA MIRIM e SALESÓPOLIS
Data : 27/05/10
Temas: Destinação dos Resíduos Sólidos Doméstico – Biritiba
Sistema Produtor do Alto Tietê – Reservatórios de água - Salesópolis
Palestrantes ; à confirmar


JUNHO 2010

Semana do Meio Ambiente
Data : 01/06/10
Ferraz de Vasconcelos

Palestra
Tema : Aquecimento Global
Palestrante – Prof. Manoel – UNG


SUZANO
Data : 28/06/10
Tema: Danos Sócios Ambientais na Bacia do Rio Guaió
Palestrante : José Soares – Ambientalista e Bacharel em Direito

Protocolo em Defesa da Recuperação Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

O Eixo Meio Ambiente do mandato do deputado José Candido acompanhou o deputado e participou da abertura solene pela manhã e a tarde das oficinas temáticas onde esteve contribuindo com propostas para a recuperação da Bacia do Tietê Cabeceiras, mais precisamente em Suzano.
Em Suzano, foram apresentadas mais de 45 propostas que serão incorporadas no protocolo para a construção de uma agenda ambiental visando uma melhor qualidade da água do Rio Tietê.
Entre as principais propostas apresentadas estão o Desenvolvimento de leis específicas de proteção para área de proteção ambiental de mananciais, implementação de um Plano de Saneamento Ambiental Urbano e Rural, Criação de uma Brigada ambiental para intensificar a fiscalização, entre outras.
O Deputado José Candido em sua fala, lembrou que a responsabilidade de garantir a qualidade da água na região do Alto Tietê é de toda a população inclusive os órgãos públicos.



LOCAL : Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi – Suzano

DIA : 26 de Janeiro de 2010





Paulo Barbosa

Coordenador do Eixo Meio Ambiente
.