terça-feira, 11 de maio de 2010

O que é Residou Solido


Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

O colapso do saneamento ambiental no Brasil chegou a níveis insuportáveis. A falta de água potável e de esgotamento sanitário é responsável, hoje, por 80% das doenças e 65% das internações hospitalares. Além disso, 90% dos esgotos domésticos e industriais são despejados sem qualquer tratamento nos mananciais de água. Os lixões, muitos deles situados às margens de rios e lagoas, são outro foco de problemas. O debate sobre o tratamento e a disposição de resíduos sólidos urbanos ainda é negligenciado pelo Poder Público.

Lixo é todo e qualquer resíduo sólido resultante das atividades diárias do homem em sociedade. Pode encontrar-se nos estados sólido, líquido e gasoso. Como exemplo de lixo temos as sobras de alimentos, embalagens, papéis, plásticos e outros.

A definição de LIXO como material inservível e não aproveitável é, na atualidade, com o crescimento da indústria da reciclagem, considerada relativa, pois um resíduo poderá ser inútil para algumas pessoas e, ao mesmo tempo, considerado como aproveitável para outras.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

26/04/2010 Aquecimento global é tema de audiência em Ferraz de Vasconcelos

Mesa de autoridades

O eixo de Meio Ambiente do mandato do deputado estadual José Candido realizou na última quinta-feira, dia 29, uma audiência pública com o tema: “Aquecimento Global X Ilhas Verdes no Combate as Ilhas de Calor Criadas pela Expansão Urbana”. A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos.
O evento foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, da qual o deputado José Candido é coordenador. Com um público formado basicamente por estudantes e professores do curso de Meio Ambiente da ETEC de Suzano, o tema provocou várias perguntas e dúvidas entre os presentes, que tiveram uma participação muito significativa.
Entre as autoridades presentes estavam o vereador por São Paulo, Francisco Chagas, os vereadores de Ferraz, Ezequias Felippe, popularmente conhecido como “Vai Chover” e José Izidro, a secretária de Meio Ambiente de Suzano, Michele de Sá Vieira e o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento de Suzano, Jesus Paulo Rita.
O palestrante foi o prof. Antonio Manoel dos Santos Oliveira, titular da Universidade de Guarulhos, que fez uma explanação sobre as principais causas do aquecimento global, além de apresentar o mapa termal da nossa região.
Veja mais informações no site www.josecandido.com.br