sexta-feira, 4 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente

O dia do meio ambiente é comemorado no dia 5 de Junho de cada ano. É um dia de conscientização para todos os brasileiros, de meditação e de uma avaliação do que estamos fazendo para melhorar o ecossistema e se curvar diante dos erros cometidos por imprudência ou falta de conscientização. Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Vamos aproveitar esse dia e listar quantas ações poderemos fazer realizando com amor e dedicação atos benéficos em prol da natureza, e no sentido de colaboração e de preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo! Aliás, o que fazemos de prejudicial aqui no orbe terrestre refletirá no clima, na camada de ozônio, com efeitos danosos no oceano, deixando-o infectado e poluído. Os rios, riachos, lagoas e açudes merecem uma atenção toda especial. O lixo deve ser reciclado e não jogado nas ruas e avenidas. Devemos ter uma atenção especial com a coleta seletiva e que se tenha uma atitude feérica. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos. Se não procedermos com atitudes sensatas; traremos a doença para dentro de nossos lares acompanhada de animais peçonhentos e insetos indesejáveis como moscas, mosquitos, muriçocas, ratos e baratas. Todo cuidado é pouco minha gente. Lamentamos que não tenhamos pessoas capacitadas para chefiar um Ministério de muita importância para todos os brasileiros.


Suzano inaugura Central de Triagem de Resíduos Sólidos – Jardim Cacique

Equipamento é uma das metas do Plano Municipal de Saneamento Ambiental O prefeito Marcelo Candido inaugurou nesta segunda-feira (31/5) a Central de Triagem de Resíduos Sólidos – Jardim Cacique, uma das metas do Plano Municipal de Saneamento Ambiental para viabilizar a redução dos diversos impactos ambientais associados à disposição final dos resíduos. Além de ampliar a coleta seletiva, o equipamento dará mais dignidade aos catadores de materiais recicláveis, com melhores condições de salubridade e segurança no trabalho, além de oportunidade de geração de renda.A inauguração abriu a 6ª Semana do Meio Ambiente, que termina em 8 de junho (veja abaixo a programação completa).“Damos um salto de qualidade na política de meio ambiente em Suzano. Todo um esforço para separação do lixo em casa pode ser inútil se não houver um local adequado para destinação. Com a central, criamos um lugar onde as pessoas podem trazer os resíduos”, disse Candido durante a cerimônia de inauguração, que reuniu autoridades do município e representantes do movimento organizado de catadores.
Para a construção da unidade, foram investidos R$ 834 mil. A maior parte dos recursos (R$ 667 mil) veio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), obtido por meio do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceira (SCBH-ATC).A central tem 380 metros quadrados (instalada numa área total de 2.000 metros quadrados) e foi equipada com gaiola para armazenamento, esteira de 20 metros para triagem, duas prensas, uma balança e duas empilhadeiras.
“O local tem equipamentos para operação adequada, superando a precariedade que existia até então (na cooperativa de catadores)”, destacou o prefeito.“A Central de Triagem é uma medida efetiva do Plano de Saneamento Ambiental e do Protocolo do Tietê, e um resgate social para os catadores, com quem trabalharemos de forma integrada”, resume a secretária municipal de Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira.O secretário de Infraestrutura e Obras, Cláudio Scalli, lembrou que a central segue o mesmo padrão de obra do Centro Cultural Monteiro Lobato, no Jardim Colorado, equipamento público “vizinho”. “Ninguém consegue andar dez minutos em Suzano sem encontrar uma obra da atual administração”, disse ele, citando também a proximidade do túnel que liga o Jardim Maitê ao Jardim Luela.No local, também foi construída uma praça, com objetivo de criar espaços de estar e lazer para a população e também para incentivá-la a participar das discussões voltadas às questões ambientais, no que se refere ao lixo.
A central conta ainda com espaço destinado à educação ambiental e uma sala para venda de materiais em bom estado.Por meio de oficinas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou uma parceria com a Escola Estadual Profª Alice Romanos, também no Jardim Cacique, para formação de parceiros da Prefeitura na sensibilização da comunidade para separação de materiais recicláveis que serão destinados à Central de Triagem.O município também busca colaboradores entre as indústrias da cidade para garantir a sustentabilidade do projeto e também o fornecimento de materiais recicláveis em estado limpo. A primeira a firmar parceria é a Kimberly Clark, que doará um percentual do refugo das fraldas fabricadas na unidade de Suzano. A empresa foi representada pelo relações públicas Jefferson Corrêa.


Mais informações http://www.suzano.sp.gov.br/CN03/noticias/nots_det.asp?id=5053

SMA lança o Caderno de Educação Ambiental “Biodiversidade”

O quarto título da série Cadernos Ambientais teve seu lançamento no Jardim Botânico de São Paulo

No Ano Internacional da Biodiversidade, nada melhor que iniciar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com o lançamento do Caderno de Educação Ambiental “Biodiversidade”. A publicação, a quarta de uma série de cadernos de educação ambiental, que já contemplou os temas de “Águas Subterrâneas”, “Ecocidadão” e “Unidades de Conservação”, foi lançada em 01.06, no Jardim Botânico de São Paulo.
O evento de lançamento do livro aconteceu, apropriadamente, junto à natureza, no novo espaço de eventos do Jardim Botânico, antes da abertura oficial de duas exposições de fotografias, retratando a biodiversidade. Uma delas, intitulada “Biodiversidade – olhando a vida com outros olhos”, está montada ao ar livre, em plena alameda Fernando Costa, logo após a entrada principal do Jardim, tendo as águas límpidas do histórico Córrego do Ipiranga correndo ao lado. São 30 banners com grandes fotos, enfocando fungos, líquens, briófitas e plantas aquáticas, entre outras, registradas pelos pesquisadores do Instituto de Botânica durante seus trabalhos relacionados à biodiversidade da Mata Atlântica nas imediações do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.
A outra mostra, reunindo 16 quadros com fotos tiradas por integrantes da Família Zuppani, de Taquaritinga, interior de São Paulo, se chama “Natureza brasileira – olhando a biodiversidade pelos olhos da arte” e está instalada no Museu Botânico, exibindo, com rara beleza e apurada técnica, detalhes, formas e cores de paisagens naturais, como a Mata Atlântica em São Paulo e no Espírito Santo, o Cerrado Mineiro, os Pequenos Lençóis Maranhenses e a Bacia do Rio Araguaia.