quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DISCURSO - 105ª SO 21.9.11

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, professores e alunos da cidade de Limeira, sejam todos bem vindos a esta Casa. É importante a presença de vocês, é aqui que se exerce a cidadania e que se projeta o futuro do nosso Estado e do nosso país.

Sr. Presidente, hoje, eu quero fazer um pequeno comentário sobre o momento em que vivemos, pois ele é muito importante para mim. No hemisfério Sul, o dia 23 de setembro marca o início da primavera. Nessa estação a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida nos dias frios de inverno.

O Brasil tem fortes laços com a cultura indígena, tendo em vista que ela deu origem a esse país. Uns desses laços são o amor e o respeito pelas árvores pois elas são as maiores representantes da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

Há 30 anos o país formalizou o dia 21 de setembro como sendo o “Dia da Árvore”, para confirmar seu carinho e seu respeito pela natureza. Esse dia marca um novo ciclo para o meio ambiente. Por isso este é o tempo para reforçarmos os apelos de conscientização em favor do meio ambiente.

Eu fiz essa introdução, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público que nos assiste pela TV Assembleia, imprensa e funcionários, para dizer que o dia 22 de setembro é também considerado como “Dia do Rio Tietê”.

Nesta quinta feira, 22 de setembro, é comemorado o aniversário do Rio Tietê. Como consta na história, ele nasce em Salesópolis, após percorrer 1.136 km, deságua em no Rio Paraná, em Itapura. Seu nome é de origem indígena e significa rio verdadeiro, ou rio muito bom, na língua tupi. Mas como todos nós sabemos, vivemos um caos ambiental em relação à situação dos nossos rios, tantos afluentes do Rio Tietê como ele próprio.

Todos os anos, Sr. Presidente, como defensores do meio ambiente, fazemos um passeio ciclístico. Cada ano tem seu itinerário, mas, na maioria das vezes, ele foi realizado no centro da minha cidade, Suzano. Desta vez iremos fazer um traçado diferente para o evento que irá ocorrer no dia 25 de setembro. O nosso mandato em parceria com a Associação de Moradores Caminho do Sol, de Suzano, irá fazer o percurso ciclístico pela várzea do Rio Tietê. O evento recebeu o nome de “Tietando o Tietê” em homenagem ao rio. O percurso será pela várzea do rio. Desse modo os participantes poderão conhecer as áreas limites da cidade, Suzano e Mogi das Cruzes. O objetivo também é mostrar aos participantes problemas como: níveis de poluição, ocupação da várzea do Rio Tietê e locais de vazamento de gasolina de um duto da Transpetro.

Esse passeio tem como proposta a reflexão acerca da recuperação do rio, para que assim possamos continuar respirando o ar livre. E, desse modo iremos continuar denunciando a degradação do meio ambiente.

O passeio ciclístico irá ocorrer neste domingo, dia 25 de setembro, às 9 horas, em Suzano. O local de saída será a rotatória, após a ponte do rio, na Rua João Batista Fittipaldi, que dá acesso ao nosso rio que, infelizmente, está bastante poluído.

Isso é uma pequena parcela que podemos fazer em favor da conscientização sobre o meio ambiente. Mostrar que a água é um bem finito e precisa estar limpa para que, além de curti-la e contemplá-la, possamos aproveitá-la em beneficio a nossa saúde.

Para encerrar, Sr. Presidente, ontem, eu tive a oportunidade de coletar assinaturas para a constituição de uma Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa. Quero agradecer porque, prontamente, a maioria dos Deputados aos quais eu solicitei apoio, assinou o requerimento. Assim, logo iremos protocolar para dar continuidade a essa Frente Parlamentar que já existia no meu mandato anterior. Iremos reconduzir essa Frente Parlamentar, para que dessa maneira possamos continuar a conscientizar o Brasil e o mundo sobre a necessidade de água limpa, despoluída e descontaminada. Obrigado, Sr. Presidente.

Divisão Técnica de Taquigrafia

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Passeio Ciclístico – Tietando o Tietê.



Em comemoração ao Dia do Rio Tietê, celebrado em 22 de Setembro, o mandato do Deputado Estadual José Candido em parceria com a Associação de Moradores Caminho do Sol de Suzano, realizou o Passeio Ciclístico – Tietando o Tietê. “Uma homenagem ao Rio”.

O percurso foi pela várzea do Rio, tornando possível aos participantes conhecer as áreas limites das cidades: Suzano e Mogi; os níveis de poluição do Rio; ocupação da várzea do Tietê; local do vazamento de gasolina de um duto da Transpetro e pensar em ações de recuperação do Rio. O passeio propôs uma aula de meio ambiente ao ar livre!

O Passeio Ciclístico – Tietando o Tietê. “Uma homenagem ao Rio” aconteceu neste domingo, 25 de setembro, às 10hs. O local de saída foi a rotatória, após a ponte do Rio Tietê, R. João Batista Fittipaldi e com chegada no terminal de ônibus de Suzano, com um percurso de 20 km.

Os menores de 12 anos só puderam participar acompanhados pelos pais. Foi recomendado o uso de capacetes. Durante o trajeto houve carros de apoio.


Veja mais fotos no Facebook do deputado José Candido

domingo, 25 de setembro de 2011

Deputado José Candido acompanha Patrulha Agrícola em Suzano

Deputado José Candido conhecendo Projeto Patrulha Agrícola

O Deputado José Candido visitou na última sexta-feira, 9 de setembro, uma propriedade na região de Palmeiras, em Suzano, para acompanhar as atividades do projeto Patrulha Agrícola.

A visita foi acompanhada pelo secretário municipal da Sesana, Jesus Paulo Rita, o Paulinho, e pelo micro produtor da região de Palmeiras, Renato Silveira Brasil, arrendatário da área onde está sendo desenvolvido o projeto.

O Patrulha Agrícola visa disponibilizar maquinário agrícola aos agricultores familiares ampliando sua capacidade produtiva. (Leia mais abaixo).

Para o desenvolvimento deste projeto em Suzano, o deputado José Candido destinou em 2010 uma emenda de R$ 90 mil, com a qual foram adquiridos um trator e um encanteirador (equipamento utilizado para fazer canteiros).

Equipamentos adquiridos com a emenda parlamentar

Ao ver o trator em ação Candido declarou: “Uma emenda parlamentar que favorece várias pessoas como é o caso desta para o trabalhador rural, micro agricultor, que não tem condições financeiras de comprar um trator, ou outros equipamentos, é muito útil. Sou um ex-lavrador e sei da necessidade destes equipamentos, se fosse para fazer na enxada, demoraria 100 vezes mais do que sendo feito mecanicamente”, ressaltou o deputado José Candido.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.