Participaram: A superintendente da Pesca e aqüicultura no estado de São Paulo/Josué Ferreira (Assessor do Deputado estadual José Candido). Técnicos do ministério e Representantes da associação de moradores de Paranapanema( entidade que nós organizamos em 2008), e associação de pescadores de Santa Isabel (APASIAN)
Breve relato da reunião:
Agricultura Familiar- Unidade demonstrativa- ( só pode ser implantado em águas públicas, em tanques escavados ou em reservatórios já existentes),Este projeto pode ser feito em conjunto, através de um convenio com a prefeitura que faz um projeto e envia ao Ministério, ou direto com a Associação( que tem que ter 3 anos de fundação).
Escola de aprender a criar peixe- O ministério entra com infra estrutura e não se pode vender o peixe , durante o período de aprendizado e que o governo estiver bancando a estrutura, o peixe deve ser doado á asilos escolas e outros, durante este tempo.É previsto no projeto a construção de uma fábrica de gelo e de uma filetadeira, para beneficiamento da produção (peixe)
Siconv – ( orgão do governo que válida os convênios) o projeto técnico tem que ser registrado no SICONV - com inclusive plano de gastos.
IBAMA- O projeto tem que ter também registro no IBAMA ,para que o mesmo possa acompanhar o desenvolvimento do projeto, assim,como é o órgão responsável pela fiscalização e também fornece algumas licenças necessárias.
Formação dos criadores- parte da verba tem que ser usado para formação dos criadores. Para ensinamentos de Técnica de cooperativismo ou associativismo, manejo e beneficiamento do peixe.
Ficou pré- marcada uma reunião para o dia 02 de junho com os moradores de Paranapanema, para discutirmos juntamente com a superintendente Srª Leanad e o assessor do Deputado José Candido Josué no local( Loteamento Terras de Jurumirim).