segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Consumo de água sobe 10% no verão


Ação: Defesa Civil monitora áreas de risco na região para tentar evitar problemas e acidentes durante o período chuvoso


O consumo médio de água dos suzanenses cresce até 10% no verão. Em Suzano, o consumo diário por pessoa chega a 110 litros. O volume de cada munícipe está de acordo com o previsto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para atender as necessidades de consumo e higiene. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) - concessionária responsável pelo abastecimento de água da maioria das cidades do Alto Tietê - em Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, o consumo é igual ao de Suzano.
Neste período, a concessionária ressalta a importância do uso racional da água e trabalha com educação ambiental e redução no consumo. Isso porque, em áreas de concentração. A principal ação da Sabesp para a redução do consumo é o Programa de Uso Racional de Água (Pura), que desde 1996 compila dicas, faz demonstrações e presta consultoria (para troca de equipamentos e identificação de vazamentos) principalmente em escolas públicas da rede municipal e estadual.
Por meio do programa, implantado em 1.714 escolas estaduais e do município de São Paulo, que registraram uma redução média de 14% no consumo de água. Além das adaptações hidráulicas, a Sabesp realiza palestras nessas escolas sobre consumo consciente de água e fornece cartilhas por meio das quais os professores podem introduzir o assunto em sala de aula.

DICA De acordo com a Sabesp, cada cidadão pode adotar medidas simples que irão contribuir substancialmente para a economia de água. A companhia orienta que ao tomar banho, as pessoas fechem a torneira enquanto se ensaboa, o mesmo conselho vale para quando for escovar os dentes. A concessionária explica que nos banhos com aquecedores se durarem 15 minutos, serão consumidos 135 litros de água. No entanto, se o registro for fechado enquanto o cidadão se ensaboa e esse banho for reduzido para 5 minutos, o consumo cairá para 45 litros. Com isso, o consumidor terá uma economia de 90 litros de água e consequentemente verá esse resultado na conta.

Diário de Suzano - 18 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário