TEXTO - 2 Aquifero Guarani
1 - Além do guarani, sob a superfície de São Paulo, há outro reservatório, chamado Aquífero Bauru, que se formou mais Tarde. Ele é muito menor, mas tem capacidade suficiente para suprir as necessidades de fazendas e pequenas cidades.
2 - O líquido escorre muito devagar pelos poros da pedra e leva décadas para caminhar algumas centenas de metros. Enquanto desce, ele é filtrado. Quando chega aqui está limpinho.
3 - Nas margens do aquífero, a erosão expõe pedaços do arenito. São os chamados afloramentos. É por aqui que a chuva entra e também por onde acontecer.
4 - A cada 100 metros de profundidade, a temperatura do solo sobe 3 graus Celsius. Assim, a água lá do fundo fica aquecida. Neste ponto ela está a 50 graus.
Perfil do Aquífero Guarani a partir da Área de Recarga
No Estado de São Paulo, o Guarani é explorado por mais de 1000 poços e ocorre numa faixa no sentido sudoeste-nordeste. sua área de recarga ocupa cerca de 17.000 quilómetros quadrados onde se encontram a maior parte dos poços. Esta área é a mais vulnerável e deve ser objetivo de programas de planejamento e gestão ambiental permanentes para se evitar a contaminação da água subterrânea e sobrexplotação do aquífero com o consequente rebaixamento do lençol freático e o impacto nos corpos d'água superficiais.
Significado da palavra sobrexplotação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário