O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, professores e alunos da cidade de Limeira, sejam todos bem vindos a esta Casa. É importante a presença de vocês, é aqui que se exerce a cidadania e que se projeta o futuro do nosso Estado e do nosso país.
Sr. Presidente, hoje, eu quero fazer um pequeno comentário sobre o momento em que vivemos, pois ele é muito importante para mim. No hemisfério Sul, o dia 23 de setembro marca o início da primavera. Nessa estação a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida nos dias frios de inverno.
O Brasil tem fortes laços com a cultura indígena, tendo em vista que ela deu origem a esse país. Uns desses laços são o amor e o respeito pelas árvores pois elas são as maiores representantes da imensa riqueza natural que o Brasil possui.
Há 30 anos o país formalizou o dia 21 de setembro como sendo o “Dia da Árvore”, para confirmar seu carinho e seu respeito pela natureza. Esse dia marca um novo ciclo para o meio ambiente. Por isso este é o tempo para reforçarmos os apelos de conscientização em favor do meio ambiente.
Eu fiz essa introdução, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público que nos assiste pela TV Assembleia, imprensa e funcionários, para dizer que o dia 22 de setembro é também considerado como “Dia do Rio Tietê”.
Nesta quinta feira, 22 de setembro, é comemorado o aniversário do Rio Tietê. Como consta na história, ele nasce em Salesópolis, após percorrer
Todos os anos, Sr. Presidente, como defensores do meio ambiente, fazemos um passeio ciclístico. Cada ano tem seu itinerário, mas, na maioria das vezes, ele foi realizado no centro da minha cidade, Suzano. Desta vez iremos fazer um traçado diferente para o evento que irá ocorrer no dia 25 de setembro. O nosso mandato em parceria com a Associação de Moradores Caminho do Sol, de Suzano, irá fazer o percurso ciclístico pela várzea do Rio Tietê. O evento recebeu o nome de “Tietando o Tietê” em homenagem ao rio. O percurso será pela várzea do rio. Desse modo os participantes poderão conhecer as áreas limites da cidade, Suzano e Mogi das Cruzes. O objetivo também é mostrar aos participantes problemas como: níveis de poluição, ocupação da várzea do Rio Tietê e locais de vazamento de gasolina de um duto da Transpetro.
Esse passeio tem como proposta a reflexão acerca da recuperação do rio, para que assim possamos continuar respirando o ar livre. E, desse modo iremos continuar denunciando a degradação do meio ambiente.
O passeio ciclístico irá ocorrer neste domingo, dia 25 de setembro, às 9 horas,
Isso é uma pequena parcela que podemos fazer em favor da conscientização sobre o meio ambiente. Mostrar que a água é um bem finito e precisa estar limpa para que, além de curti-la e contemplá-la, possamos aproveitá-la em beneficio a nossa saúde.
Para encerrar, Sr. Presidente, ontem, eu tive a oportunidade de coletar assinaturas para a constituição de uma Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa. Quero agradecer porque, prontamente, a maioria dos Deputados aos quais eu solicitei apoio, assinou o requerimento. Assim, logo iremos protocolar para dar continuidade a essa Frente Parlamentar que já existia no meu mandato anterior. Iremos reconduzir essa Frente Parlamentar, para que dessa maneira possamos continuar a conscientizar o Brasil e o mundo sobre a necessidade de água limpa, despoluída e descontaminada. Obrigado, Sr. Presidente.
Divisão Técnica de Taquigrafia