sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Justiça responsabiliza governo de SP por danos ambientais decorrentes do canal do Valo Grande

A barragem do Valo Grande, no Rio Ribeira, que está sendo construída desde a década de 1990 para reduzir danos ambientais, comprometeu as características originais da região. A grande infiltração de água doce reduziu expressivamente as áreas de mangue

A Justiça responsabilizou o governo de São Paulo por danos ambientais no Complexo Estuarino Lagamar de Iguape-Cananeia. A região, que tem diversas áreas de proteção ambiental, perdeu as características originais após a construção do canal do Valo Grande. A grande infiltração de água doce reduziu expressivamente as áreas de mangue.

A barragem do Valo Grande está sendo construída desde a década de 1990 para reduzir danos ambientais. A última etapa da obra deve começar no segundo semestre deste ano, segundo previsão do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do governo de São Paulo.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desde 1994, o processo de licenciamento da obra vem sendo protelado e as águas do Rio Ribeira continuam sendo despejadas na região norte do complexo, afetando atividades econômicas relevantes para municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como a pesca e o turismo.


Matéria completa no

http://www.ptalesp.org.br/bancada_ver.php?idBancada=3354

Nenhum comentário:

Postar um comentário