sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Governo deve assumir limpeza dos 25 piscinões

No fundo de um piscinão até veiculo e encontrado no meio da lama

O Governo do Estado de São Paulo vai assumir a manutenção dos 25 piscinões da região metropolitana em 14 dias. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta quinta-feira (17). No meio do período de chuvas, ele garantiu que as obras de limpeza vão recuperar 300 mil m³ da capacidade dos reservatórios. - Em 14 dias, vamos assinar o contrato com as empresas e dar a ordem de serviço. Elas vão recuperar 300 mil m³ da capacidade de armazenamento, o que representa três piscinoes novos. Segundo o governador, os piscinões da cidade de São Paulo continuarão sob responsabilidade do município, porque a prefeitura de São Paulo cumpria o seu papel. O Estado, porém, assumiu a limpeza, segurança e toda manutenção dos 25 piscinões da região metropolitana porque muitos prefeitos deixavam a desejar. - Alguns municípios faziam, outros não. Ficava um jogo de empurra. Alguns chegaram a perder 25% da capacidade de armazenamento. As declarações foram feitas pelo governador durante inauguração de obras de melhoria na avenida Jacu-Pessêgo, importante via da zona leste, que liga a cidade de Mauá ao trecho sul do rodoanel. Ainda de acordo com Alckmin o investimento nas obras de manutenção do piscinões será de R$ 40 milhões.

Piscinões

No fim do ano passado, Alckmin anunciou parceria com o governo federal para a construção de quatro piscinões em Franco da Rocha, cidade da região metropolitana de São Paulo castigada pelos temporais no começo do ano. Os reservatórios de águas pluviais, no entanto, só devem ficar prontos em 2013.
Alckmin oficializou o convênio de R$ 51,2 milhões com o ministério da Integração Nacional para a construção das estruturas de macrodrenagem. Além dos reservatórios, está prevista a instalação de muretas ao redor do rio Juqueri, que corta a cidade de Franco da Rocha. No início do ano, o transbordamento das águas do rio fez com que o centro da cidade ficasse intransitável. O governador de São Paulo justificou o prazo para a conclusão da obra afirmando não poderia iniciar a licitação dos piscinões antes do período das chuvas. Isso porque o governo estadual "dependia da assinatura do convênio com o governo federal".




Fonte potal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário