O VENENO ESTÁ NA MESA
Sinopse: O documentário aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Nós somos as grandes vítimas dessa triste realidade, já que o Brasil é o país do mundo que mais consome os venenos: são 5,2 litros/ano por habitante.Apesar do quadro negativo, o filme aponta pequenas iniciativas em defesa de um outro modelo de produção agrícola. Este é o caso de Adonai, um jovem agricultor que individualmente faz questão de plantar o milho sem veneno, enfrentando inclusive programas de financiamento do governo que tem como condição o uso desses agrotóxicos.
No Brasil, há incentivo fiscal para quem utiliza agrotóxicos, gerando uma contradição entre a saúde da população e a economia do país, com privilégio da segunda. Direção: Silvio Tendler; duração: 49 minutos; ano: 2011.
Data: 18 de outubro de 2011
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (Rua Gen. Francisco Glicério, 1354 Centro - Suzano, SP)
Entrada franca.
Durante a programação da Semana Mundial da Alimentação em Suzano exibiremos o documentário O Veneno Está na Mesa de Silvio Tendler, que expõe o efeito nocivo dos agrotóxicos na vida das pessoas.
A entrada é gratuita.
Aguardamos a presença de vocês.
Edgar William dos Santos
Diretor de Programas de Alimentação e Nutrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário