quinta-feira, 15 de outubro de 2009

01/09/2007 Dia Mundial da Água é tema de discurso de deputado

Discurso 5º. Sessão Ordinária Alesp

Sr. Presidente, Srs. Deputados, público presente, funcionários, dois Deputados falaram do tema em pauta hoje: Dia Mundial da Água.
Se não me falha a memória, essa preocupação, embora seja uma preocupação da ONU, deve ter nascido aqui no Brasil. Coincide justamente com a realização da Eco-92 no Rio de Janeiro, ocasião em que a maior parte dos países presentes resolveu investir nos rios. Tirou-se o compromisso de que dentro de 20 anos o rio Tietê estaria em condições de ter peixes e voltar a ser navegável. Isso ficou só no papel, só na teoria, porque até hoje os nossos rios continuam poluídos. Água potável já praticamente inexiste.
Lembro que há alguns anos era muito raro as famílias usarem água mineral em casa, porque a água era potável, tinha condições para consumo humano. Hoje - claro que a mídia faz valer quase tudo - é difícil uma casa que não necessite comprar água em garrafão, submetendo-se às vezes à má-fé de algumas pessoas que vendem água captada em locais suspeitos.
O que me traz aqui é justamente essa preocupação. O Deputado Mário Reali fez algumas comparações. A Deputada Maria Lúcia Prandi, que me antecedeu, também apresentou a mesma
preocupação, indo mais além.
Hoje, 22 de março, neste Dia Mundial da Água, ela teve oportunidade de explanar a situação do planeta Terra no quesito da poluição e degradação que o ser humano vem provocando.
Durante a minha campanha consegui sensibilizar muitas pessoas falando das praias que poderiam desaparecer, falando dos nossos aqüíferos, falando dos nossos lençóis freáticos, que já estão sendo poluídos. E de uns três ou quatro meses para cá, no mundo todo, principalmente no Brasil, o tema nos jornais e nas televisões é só esse. É motivo de preocupação, sim. A água é um bem finito. É através da água que sobrevivemos. Estive hoje na Câmara Municipal na solenidade de assinatura de compromisso com o meio ambiente, quando um orador disse que podemos ficar sem o petróleo, porque há outras alternativas, mas sem a água não sobreviveremos nem uma semana. É a pura verdade.
Por este motivo, Srs. Deputados, vim fazer uma exposição de motivos e dizer a todos que estou lançando a Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa. Essa Frente Parlamentar quer buscar todas as preocupações nesse sentido, porque água limpa significa a água do dia-a-dia, significa a água que rega as nossas hortaliças, enfim, a água limpa tem muito significado.
Os meus assessores visitarão o gabinete de cada Deputado para que, juntos, somemos força na constituição dessa Frente Parlamentar buscando sugestões e o compromisso desta Assembléia Legislativa nesse tema.


Fonte site do Deputado Jose Candido
Link. http://www.josecandido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário