quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Em Discurso Candido lança Frente Parlamentar em Defesa da Reserva da Biosfera



01/09/2007 - 57°. Sessão Ordinária da Alesp

Discurso


Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembléia, Srs. funcionários, assomo à tribuna para dizer aos nossos pares que houve a preocupação deste Deputado de encabeçar mais uma Frente Parlamentar. Quando cheguei nesta Casa de leis percebi a preocupação de muitas Frentes Parlamentares, mas quem vem para representar a cada dia, a cada reunião tem trabalho e, ao mesmo tempo, preocupação.
Uma das minhas bandeiras de luta é o meio ambiente. Durante toda a minha campanha, sensibilizei o meu eleitorado dizendo que o planeta Terra estava desaparecendo e que precisávamos fazer algo para recuperá-lo. Consegui passar à população que o meu mandato seria voltado à causa do meio ambiente, principalmente à questão da água e seu reuso. Como todos sabem, o meio ambiente é muito abrangente e, pelas coisas que têm acontecido, temos de fazer de tudo para não haver mais degradação.
Participei de uma reunião com um professor da Universidade de Guarulhos e ele me convenceu da necessidade de brigarmos pela reserva da biosfera do cinturão verde. Uma grande parte da nossa região metropolitana já perdeu o seu cinturão verde. Tive oportunidade de conferir o mapa e uma pesquisa muito bem feita. Lamentavelmente, temos pouquíssima reserva na região metropolitana. Por isso, através de muita discussão com a minha assessoria, resolvemos por mais esta batalha e tentarmos conquistar os nossos parlamentares a aderirem a mais esta frente: Frente Parlamentar em Defesa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e Adjacências.
Dados mostram a devastação das 39 cidades da nossa região metropolitana. Não foram respeitadas as reservas de áreas de proteção de mananciais e as reservas de áreas verdes dos loteamentos, houve especulação na devastação da área e as autoridades fizeram vistas grossas por motivos políticos. Precisamos conservar e fiscalizar o que ainda restou.
Passo a ler a justificativa para a criação desta Frente Parlamentar: “A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, já reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, é constituída de um ecossistema representativo de importância mundial com inestimável valor científico e humano.
Ao visualizar imagens de satélites que apontam uma constante expansão da mancha urbana avançando em direção às periferias que aumentam a área da cidade e que por isso vai devastando e devorando os recursos naturais, tecido verde, solo, água e ar, do Cinturão Verde metropolitano, se torna imprescindível que o Parlamento paulista tome a iniciativa de buscar meios, junto a população e iniciativa privada, além de outros órgãos e entidades competentes, objetivando preservar a reserva supra citada.
Diante disso, como as fotos recentes demonstram que o avanço populacional não se detém nos obstáculos naturais tais como os mananciais da região sudeste, os paredões cristalinos da Serra da Cantareira da região norte e o maciço da Serra de Itapeti a oeste, outro meio não há para se discutir e atingir o objetivo de preservar a própria humanidade que será totalmente prejudicada em se, continuando, o avanço da mancha urbana, como anotado. Por derradeiro, anote-se que as imagens mostram que a destruição da Mata Atlântica equivale a dois campos de futebol por dia, o que é determinante para apontar a urgência na discussão ampla objetivando tal preservação.”
Sr. Presidente, Srs. Deputados, é este o motivo para a criação desta Frente Parlamentar. Com o seu lançamento, tenho certeza que a iniciativa privada, os militantes e pessoas preocupadas com o meio ambiente irão comparecer trazendo sugestões e denúncias para que avancemos na fiscalização e nos preocupemos com o assunto. Essa justificativa, portanto, chegará aos gabinetes de todos os Srs.
Parlamentares para sua melhor compreensão e adesão.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário