quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Deputado fala sobre o meio ambiente e também sobre sua indignacão com ator global.

Discurso da 76a. Sessão Ordinária - realizada em 05.06.08


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, público que assiste a TV Assembléia, funcionários da Casa, mais uma vez este Deputado usa a tribuna para fazer algumas considerações.
Apesar de os nobres Deputados terem antecipado e dito que hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre esta data.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi recomendado pela Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. E, de 1972 a 2008, muitas coisas negativas e desgastes aconteceram no nosso Planeta Terra.

Até o Século XX, o lixo não significava um problema porque a maioria das pessoas não utilizava ainda as famosas embalagens de plástico. Hoje, as embalagens formam toneladas de lixos nos aterros sanitários porque não se faz reciclagem. Estima-se que só na Cidade de São Paulo são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixos, e a maior parte é de plásticos que demoram anos e anos para se decomporem.

Hoje não é dia de alegria, é dia de alerta. Seria dia de alegria se pudéssemos contabilizar os avanços e a conscientização do povo brasileiro e do mundo em relação à preservação do meio ambiente, mas, infelizmente, não é o que vemos.

Aproveito ainda esta oportunidade para dizer que dia 9 de junho é o dia municipal da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo e como coordenador da Frente Parlamentar aproveito para convidar a população de São Paulo para refletir sobre o tema participando do debate que faremos aqui na Assembléia Legislativa, no Auditório Franco Montoro. Fica o convite também às Sras.

Deputadas e aos Srs. Deputados. Existem outros assuntos que também causam indignação.

Não tenho muito tempo nem costume de assistir novelas. Mas há uma novela da Rede Globo que me chamou a atenção. Estou falando, apesar dos poucos capítulos, da novela das oito da Globo. Fiz uma reflexão junto ao jornalista César Neto mostrando a minha indignação, que, por sinal, está no “Clipping” de hoje da Assembléia: “O Deputado Estadual José Cândido, do PT, está literalmente indignado com a Rede Globo de TV por conta da nova novela das oito, A Favorita, em que o ator Milton Gonçalves faz personagem nitidamente corrupto.”

Fala-se muito sobre discriminação, fala-se muito sobre a comunidade negra e lamentavelmente um negro fazendo papel de deputado corrupto. Tenho toda razão de ficar indignado! Isso mostra mais uma vez que a comunidade negra, numa novela de grande repercussão nacional, só serve para ser subalterna ou corrupta.

Fica aqui o meu repudio à Rede Globo e o meu meio repúdio ao ator Milton Gonçalves. Quando digo meio repúdio é porque se trata de um ator que respeito, que tem uma personalidade forte e infelizmente faz um papel lamentável.

Quando se combate a corrupção na política, um personagem, um negro, interpreta um papel vergonhoso desses.


Fonte site do Deputado José Candido Link. http://www.josecandido.com.br/


Postado por Celton Antunes do coletivo de meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário