Entre os dias 16 e 22 de março, foi realizada a 5ª. Semana da Água com o objetivo de conscientizar a população sobre os temas referentes à preservação do meio ambiente. Na quinta-feira, dia 19, o deputado José Candido através da Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa, da qual é coordenador, realizou na Assembléia Legislativa uma audiência pública para discutir “A situação dos mananciais na região Metropolitana de São Paulo”.
Cerca de 120 pessoas participaram da atividade entre eles, ambientalistas, estudantes, professores e público em geral. Participaram também a vereadora de Guarulhos, Luiza Cordeiro; o secretário de Política Urbana da cidade de Suzano, Miguel Reis Afonso e o representante do Sintaema João Pedro Apolinário. A palestra foi proferida pelo Prof. Renato Arnaldo Tagnin, e teve cmo tema central “O Espaço da Água”. Segundo o professor para se garantir a qualidade da água “é necessário se preocupar com o caminho que ela faz, com o que vai absorver durante o percurso, somente isso definirá se termos água limpa ou não”, declarou.
Tagnin fez um relato preocupante sobre a água, “em todo mundo a água está indo para o buraco em termos de qualidade e quantidade”, afirmou.
Segundo ele as enchentes acontecem por causa do desmatamento e ocupação do espaço da água, “a vegetação é a mãe da água, é comum desmatarem para realizar construções, com as chuvas essa água precisa ir para algum lugar e na ausência desses espaços acontecem as inundações”, explicou Tagnin.
A obra estadual do Rodoanel foi bastante criticada pelo professor e também pelos componentes da mesa e pelos participantes da audiência.Para Renato Tagnin, “a construção do Rodoanel irá criar ilhas de calor, ocupar o espaço da água e causar escassez de água limpa”, afirmou.
Um participante afirmou que a obra estadual irá promover a retirada de 50 mil árvores em Ribeirão Pires.
Prof. Renato Tagnin durante sua palestra
Participantes da audiência
Passeio ciclístico
No sábado, dia 21, cerca de 70 ciclistas participaram do passeio ciclístico Circuito das Águas, organizado pelo deputado José Candido, em Suzano.
O parlamentar resolveu organizar o passeio como forma de estimular a população para o uso consciente da água e alertar para os problemas da escassez do produto.
“O Dia da Água não é uma data comercial, que gera lucro, por isso é pouco lembrada, queremos que esta manifestação faça este despertar nas pessoas e que possamos repeti-la sempre, independente da data. Precisamos nos unir na defesa deste líquido tão precioso e essencial”, declarou o parlamentar.
O vice-prefeito de Suzano, Valter Bio, participou da abertura do passeio, para ele “o passeio traz algo significativo para a cidade que é produtora de água e está preocupada com sua preservação e qualidade”, afirmou.
Os ciclistas percorreram 12 Km da praça João Pessoa, no centro, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Jardim Colorado.
Candido durante seu pronunciamento na ETA
Ciclistas durante concentração na Pça João Pessoa
Deputado José Candido, Paulo Barbosa e vice-prefeito, Bio na concentração do passeio
Ato público
Na ETA foi realizado um ato público “Em Defesa da Água Limpa” que contou com a presença dos ciclistas e autoridades.
Compôs a mesa dos debates o deputado José Candido, organizador do ato; o prefeito de Suzano, Marcelo Candido; o gerente da CETESB, Edson Santos; José Abílio, representante do Dusm (Departamento de Uso do Solo Metropolitano); representante da Polícia Ambiental, Tenente Gravena; o representante do DAEE, Josemar Garcia; o representante da Sabesp, Márcio Gonçalves; a procuradora do Estado, Sueli Mitieko e a secretária do Meio Ambiente da cidade de Suzano, Michele de Sá Vieira.
Na oportunidade o público teve acesso a informações sobre a situação da água no Alto Tietê Cabeceiras, problemas e investimentos.
Dados como o exposto pelo representante do DAEE, Josemar Garcia, causou preocupação e surpresa para alguns dos participantes. Segundo Garcia 1LT de óleo jogado no ralo da pia, polui o equivalente a quantidade de água que será utilizada por uma pessoa durante 11 anos; são necessários 500LT de água para a produção de um litro de leite; 4500 litros de água para a produção de 1Kg de carne e 70% da água é poluída pela agricultura, o restante pela indústria, escola e por último pela população.
O prefeito Marcelo Candido elogiou a iniciativa da Frente Parlamentar em promover o debate, “as frentes parlamentares são muito importantes, muitas vezes elas são criticadas por aqueles que não entendem o seu papel que é debater os mais variados assuntos”, afirmou o prefeito.
Ao final do evento o deputado José Candido fez um passeio de barco pela represa de Taiaçupeba para conhecer os principais rios que a abastecem e sua capacidade de atuação.
O meio ambiente é uma das bandeiras de trabalho do deputado José Candido, o parlamentar pretende se dedicar a outros projetos relacionados ao tema como a coleta de materiais recicláveis e a destinação correta do óleo de cozinha.
Candido durante seu passeio na represa de Taiaçupeba
Deputado José Candido com a equipe da Polícia Florestal
Fonte site do Deputado Candido
Link. www.josecandido.com.br
Postado por Celton E-mail: antunes_celton@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário